PY5ZD - Marcelo S Teixeira

Alterações na fonte Soundy SD-30

As pontes retificadoras modelo KBPC3510 (para 35A) e KBPC5010 (para 50A) não suportaram o regime contínuo de funcionamento sob demanda de 15A a 18A determinada pelo uso de um YAESU FT-897 (operando em FM a 5W) e linear Daiwa LA-2190HK (operando a 100W).

Após determinado tempo de operação ocorria uma vibração intensa vinda do transformador e a ponte retificadora simplesmente entra em curto.

Para solucionar o problema foi utilizado em substituição do KBPC3510 original, uma ponte retificadora de alternador automotivo (Chevette), cedido pelo colega PY5QW - Vigand. Os detalhes da montagem são exibidos abaixo.


Aspecto do retificador. São três terminais para entrada do sinal alternado, onde cada um conta com dois diodos com capacidade para 45A. Foram utilizados apenas os conjuntos laterais e o central ficou de reserva.

O outro lado do retificador, mostrando o conjunto de 6 diodos. O lado de cima (parte metálica que corresponde ao dissipador superior) é o polo positivo e o lado inferior, o negativo.
Importante ! Por engano, efetuei as quatro furações que aparecem lateralmente no retificador. Somente a furação na parte negativa é utilizada pois na parte positiva há a introdução de um "eixo" do dissipador negativo, o que entra em curto ao transpassar com um parafuso para fixação do terminal positivo.
Utilizou-se a abertura em "U" acima e a esquerda, para ligação do conector positivo.

Para melhorar a refrigeração interna (o gabinete não possui nenhuma entrada de ar !!) foram feitos 56 perfurações na parte inferior do gabinete para permitir a entrada de ar, já que foi prevista a introdução de um cooler para a ventilação forçada.

Aspecto final da furação. Inicie com uma broca de pequeno diâmetro (2mm) e depois aumente com 6mm.

Montagem do retificador na lateral do dissipador original: O calor é transferido somente pela parte negativa do retificador (que fica em contato com o dissipador original), o que justifica a utilização de um cooler para forçar a refrigeração do circuito. Antes de fixar o retificador, passe uma camada de pasta térmica para auxiliar a transferência de calor para o dissipador.

 


Vista frontal, já com o dissipador original fixado em nova posição (mais afastado da lateral da tampa para evitar o curto circuito com a saída positiva do retificador).

A ponte retificadora foi parafusada na lateral do dissipador original que recebia o KBPC3510 em sua parte central.
A fiação teve que ser substituída para alcançar os novos pontos de conexão. O terminal positivo foi ligado na lateral direita do retificador, em uma abertura retangular existente (fixada com parafuso, arruelas e porcas de latão).

Aspecto da montagem do cooler que ficará sobre o dissipador.

Montagem encerrada. Vê-se que o cooler é bem maior que as dimensões das aberturas do gabinete, porém, para não prejudicar a aparência externa da fonte preferí não efetuar novas perfurações.

A ventilação forçada auxilia também no resfriamento do dissipador traseiro.

Retificadores KBPC3510 e KBPC5010, queimados.

Resultados: Operando a 100W em FM, num bate papo com PY5QW - Vigand, PY5FO - Fernando e PY5DC - Vagner, durante aproximadamente 30 min, não houve qualquer sinal de sobrecarga (antes anunciado por uma forte trepidação do transformador). O sistema de refrigeração cumpriu seu papel apesar de que poderia ter melhor rendimento caso o gabinete possuísse mais aberturas para entrada de ar, principalmente por sua parte lateral.